“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida”: Toledo com inscrições abertas

  • 15/09/2025
Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida
Foto: Secom Toledo

Departamento de Saúde Mental organiza evento para até 1.200 pessoas com foco na prevenção ao suicídio.

O Departamento de Saúde Mental (DSM), da Secretaria de Saúde de Toledo, abriu inscrições para o evento “Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida”. O encontro, que integra a campanha mundial de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, será realizado nos dias 25 e 26 de setembro no anfiteatro do câmpus 1 da Universidade Paranaense (Unipar).

A expectativa é reunir entre 1.000 e 1.200 participantes, incluindo profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, universitários e a comunidade. A programação será replicada nos dois dias, das 8h às 17h30, para atender à alta demanda.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível no site da Unipar. Os participantes podem escolher a data e receberão um certificado de oito horas emitido pela instituição.

A abertura oficial, no dia 25, contará com a presença de autoridades locais. Entre os destaques da programação estão as palestras “Cuidado em Saúde Mental do Paciente e Também do Cuidador”, com o psiquiatra Christofer Moraes Balen, e “Prevenção do Suicídio: evidências, práticas e desafios”, com o psicólogo Diego Alexandre Rozendo da Silva.

Diego também participará da roda de conversa “A Importância das Conexões e da Valorização do Bem-Viver: autocuidado e intervenção multiprofissional”, que terá a participação da nutricionista Luciana Zabine de Oliveira e da personal trainer Julia Weinzenmann.

A diretora do DSM, Janaina Mery Gomes Formighieri, ressalta a finalidade das ações do Setembro Amarelo. “O objetivo deste evento é promover a valorização da vida e a prevenção do suicídio, por meio de ações educativas, reflexivas e de fortalecimento das redes de apoio psicossocial. Queremos envolver a comunidade, os profissionais e os estudantes na discussão sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, unindo o conhecimento acadêmico, a prática do dia a dia e ações conjuntas entre diferentes áreas para fortalecer o cuidado e o acolhimento de quem enfrenta sofrimento psíquico”, pontua.

Segundo Janaina Formighieri, as atividades do Setembro Amarelo reforçam o trabalho contínuo realizado ao longo do ano na rede intersetorial e com empresas privadas. “Queremos apresentar os serviços da Raps, detalhando o funcionamento do Ambulatório de Saúde Mental e dos três CAPS, além de incentivar o autocuidado, a saúde emocional no trabalho e o enfrentamento de situações de sofrimento psíquico”, explica. “Também buscamos ampliar o diálogo intersetorial, aproximar a saúde mental dos espaços coletivos e fortalecer uma cultura de cuidado e acolhimento”, completa.

Via: Secom Toledo

FONTE: https://radiotoledo.com.br/setembro-amarelo-2025-movimento-pela-vida-toledo-com-inscricoes-abertas/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes