Clube Caça e Pesca já vive clima do maior evento do Brasil dedicado à carne suína

  • 10/09/2025
Festa Nacional do Porco Assado no Rolete em Toledo espera mais de 20 mil pessoas
Foto: Fabio Ulsenheimer

Clube Caça e Pesca recebe os últimos preparativos para a 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete, que espera mais de 20 mil pessoas.

O clima da maior celebração gastronômica de Toledo já domina as dependências do Clube Caça e Pesca. O evento, que ocorrerá neste domingo, 14 de setembro, é considerado o maior do Brasil dedicado à carne suína e deve atrair cerca de 20 mil visitantes de diversas regiões do país e do exterior.

Para receber o público, uma grande operação foi montada. Dezenas de trabalhadores estão envolvidos na montagem de estandes, quiosques, restaurantes e na melhoria de vias internas do clube. O palco principal receberá apresentações do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula e shows da banda Full Rockers, que sobe ao palco às 14h, e da dupla Adson e Alana, às 16h. O show da dupla conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco). O evento contará ainda com a Feira de Arte e Artesanato e a premiação aos melhores assadores do concurso gastronômico.

A preparação da estrela da festa já começou. Mais de 300 porcos recheados, pesando cerca de 30 quilos cada, serão assados. A logística prevê que a carne, cerca de 10 toneladas, seja entregue congelada pelo frigorífico. Os assadores têm até sábado, 13 de setembro, para temperar e rechear os animais, que serão levados ao fogo nas primeiras horas de domingo.

A festa celebra a força da suinocultura em Toledo, setor responsável por 42% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do município, que há 12 anos é líder estadual no segmento. O evento também homenageia Celeste Vivian, o criador da técnica de assar o porco no rolete de maneira uniforme em 1974.

Expectativas e parcerias

O prefeito Mario Costenaro e o vice-prefeito Lucio De Marchi visitaram o local dos preparativos na quarta-feira, 10 de setembro. Conduzidos pelo presidente do Clube Caça e Pesca, Luiz Carlos Brixner, a bordo de um Ford de 1928, eles conferiram a montagem dos estandes, incluindo o da Prefeitura de Toledo e os do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).

Após a visita, Mario, Lucio e Luiz Carlos e o presidente da festa, Jair Pagnussat, se reuniram para um almoço no local. O prato principal, como não poderia ser diferente, foi o porco no rolete, servindo como um “esquenta” para a festa de domingo.

O prefeito Mario Costenaro expressou seu orgulho pelo evento. “Costumo brincar que esta é a ‘festa das nossas festas’, sendo de um momento especial de valorização da produção local. A suinocultura é algo que realmente faz parte da nossa identidade, que gera os recursos necessários para avançarmos em ações de desenvolvimento social e econômico”, afirmou. Costenaro convidou a todos a participarem do evento. “Eu não tenho dúvida que será um grande dia e estarei desde cedo, circulando pelos estandes e confraternizando com o público”, garantiu.

O vice-prefeito Lucio De Marchi destacou a importância da festa para a cadeia produtiva da suinocultura. “O aumento do consumo dessa carne em nosso país nas últimas décadas se deve muito à Festa Nacional do Porco no Rolete, que nasceu aqui, alavancando a suinocultura, que é uma atividade da qual muitas famílias do nosso município tiram o seu sustento”, disse. Lucio também ressaltou a acessibilidade do evento. “Temos dois acessos ao Caça e Pesca: um pela Attílio Fontana e outro pela Lactobom. Ambos são asfaltados e dispõem de amplo estacionamento”, reforçou.

O presidente do Clube Caça e Pesca, Luiz Carlos Brixner, assegurou que os preparativos estão quase concluídos. “Estamos agora na fase de limpeza e organização dos estandes, com a parte de infraestrutura já totalmente realizada. No domingo, quem chegar por aqui, encontrará tudo pronto, bonito, de uma forma agradável”, garantiu. Ele também ressaltou a importância da parceria institucional. “Não tenho dúvidas que, se não tivéssemos o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, o evento não teria a mesma qualidade”, declarou. Luiz Carlos lembrou que todos os ingressos para os 130 estandes estão esgotados, mas reforçou o convite para o restaurante geral do clube.

A entrada para a festa custará R$ 10, valor que será totalmente revertido para o projeto social “Pequeno Amor”, que apoia a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Bom Jesus. O estacionamento será gratuito. O almoço, servido em sistema de buffet livre, tem ingressos a R$ 80, que podem ser comprados no local ou de forma antecipada pelo telefone (45) 99859-7709 (Natalia).

No sábado, 13 de setembro, o clube terá uma programação especial, sem cobrança de ingresso ou estacionamento, com feijoada, show de pagode e apresentações de artistas locais durante a tarde e, às 18h, um baile no espaço central do clube.

Via: Secom Toledo

FONTE: https://radiotoledo.com.br/clube-caca-e-pesca-ja-vive-clima-do-maior-evento-do-brasil-dedicado-a-carne-suina/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes