Clube Caça e Pesca já vive clima do maior evento do Brasil dedicado à carne suína
- 10/09/2025

Clube Caça e Pesca recebe os últimos preparativos para a 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete, que espera mais de 20 mil pessoas.
O clima da maior celebração gastronômica de Toledo já domina as dependências do Clube Caça e Pesca. O evento, que ocorrerá neste domingo, 14 de setembro, é considerado o maior do Brasil dedicado à carne suína e deve atrair cerca de 20 mil visitantes de diversas regiões do país e do exterior.
Para receber o público, uma grande operação foi montada. Dezenas de trabalhadores estão envolvidos na montagem de estandes, quiosques, restaurantes e na melhoria de vias internas do clube. O palco principal receberá apresentações do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula e shows da banda Full Rockers, que sobe ao palco às 14h, e da dupla Adson e Alana, às 16h. O show da dupla conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco). O evento contará ainda com a Feira de Arte e Artesanato e a premiação aos melhores assadores do concurso gastronômico.
A preparação da estrela da festa já começou. Mais de 300 porcos recheados, pesando cerca de 30 quilos cada, serão assados. A logística prevê que a carne, cerca de 10 toneladas, seja entregue congelada pelo frigorífico. Os assadores têm até sábado, 13 de setembro, para temperar e rechear os animais, que serão levados ao fogo nas primeiras horas de domingo.
A festa celebra a força da suinocultura em Toledo, setor responsável por 42% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do município, que há 12 anos é líder estadual no segmento. O evento também homenageia Celeste Vivian, o criador da técnica de assar o porco no rolete de maneira uniforme em 1974.
Expectativas e parcerias
O prefeito Mario Costenaro e o vice-prefeito Lucio De Marchi visitaram o local dos preparativos na quarta-feira, 10 de setembro. Conduzidos pelo presidente do Clube Caça e Pesca, Luiz Carlos Brixner, a bordo de um Ford de 1928, eles conferiram a montagem dos estandes, incluindo o da Prefeitura de Toledo e os do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).
Após a visita, Mario, Lucio e Luiz Carlos e o presidente da festa, Jair Pagnussat, se reuniram para um almoço no local. O prato principal, como não poderia ser diferente, foi o porco no rolete, servindo como um “esquenta” para a festa de domingo.
O prefeito Mario Costenaro expressou seu orgulho pelo evento. “Costumo brincar que esta é a ‘festa das nossas festas’, sendo de um momento especial de valorização da produção local. A suinocultura é algo que realmente faz parte da nossa identidade, que gera os recursos necessários para avançarmos em ações de desenvolvimento social e econômico”, afirmou. Costenaro convidou a todos a participarem do evento. “Eu não tenho dúvida que será um grande dia e estarei desde cedo, circulando pelos estandes e confraternizando com o público”, garantiu.
O vice-prefeito Lucio De Marchi destacou a importância da festa para a cadeia produtiva da suinocultura. “O aumento do consumo dessa carne em nosso país nas últimas décadas se deve muito à Festa Nacional do Porco no Rolete, que nasceu aqui, alavancando a suinocultura, que é uma atividade da qual muitas famílias do nosso município tiram o seu sustento”, disse. Lucio também ressaltou a acessibilidade do evento. “Temos dois acessos ao Caça e Pesca: um pela Attílio Fontana e outro pela Lactobom. Ambos são asfaltados e dispõem de amplo estacionamento”, reforçou.
O presidente do Clube Caça e Pesca, Luiz Carlos Brixner, assegurou que os preparativos estão quase concluídos. “Estamos agora na fase de limpeza e organização dos estandes, com a parte de infraestrutura já totalmente realizada. No domingo, quem chegar por aqui, encontrará tudo pronto, bonito, de uma forma agradável”, garantiu. Ele também ressaltou a importância da parceria institucional. “Não tenho dúvidas que, se não tivéssemos o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, o evento não teria a mesma qualidade”, declarou. Luiz Carlos lembrou que todos os ingressos para os 130 estandes estão esgotados, mas reforçou o convite para o restaurante geral do clube.
A entrada para a festa custará R$ 10, valor que será totalmente revertido para o projeto social “Pequeno Amor”, que apoia a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Bom Jesus. O estacionamento será gratuito. O almoço, servido em sistema de buffet livre, tem ingressos a R$ 80, que podem ser comprados no local ou de forma antecipada pelo telefone (45) 99859-7709 (Natalia).
No sábado, 13 de setembro, o clube terá uma programação especial, sem cobrança de ingresso ou estacionamento, com feijoada, show de pagode e apresentações de artistas locais durante a tarde e, às 18h, um baile no espaço central do clube.





Via: Secom Toledo